44 condomínios residenciais são vistoriados pela Blitz Sanear para combater irregularidades sanitárias

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente inspecionou estações de tratamento de esgoto condominiais em 44 condomínios residenciais do loteamento Novo Campeche, no bairro do Campeche, no sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis.
Por: redacao
em 09/02/2023 às 08:35
Foto: PMF/ Divulgação

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente inspecionou estações de tratamento de esgoto condominiais em 44 condomínios residenciais do loteamento Novo Campeche, no bairro do Campeche, no sul da Ilha. A ação, que faz parte do programa Pacto pelo Saneamento, teve início na manhã desta quarta-feira (8). A eficiência dos sistemas de tratamento está sendo verificada por equipes da Blitz Sanear e do Floripa Se Liga na Rede, responsáveis pela coleta de amostras nos pontos de entrada e saída das estações.

Após a análise dos técnicos, os proprietários serão notificados e poderão ser multados por crime ambiental, em caso de irregularidades no sistema.

“É importante que todos estejam cientes da destinação do esgoto doméstico e auxiliem na resolução de problemas quando forem de sua responsabilidade, uma postura que queremos difundir em toda a cidade por meio do Pacto pelo Saneamento”, destaca o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, Fábio Braga.

Para ser considerado regular, o resultado das análises laboratoriais precisam estar dentro dos padrões definidos pela licença ambiental de operação do empreendimento. O superintendente de saneamento, Lucas Arruda, explica que a identificação de apenas um parâmetro fora do padrão já é suficiente para que o sistema de esgotamento do condomínio esteja prejudicando o meio ambiente, e portanto, seja considerado irregular.

Além de checar o funcionamento das estações, os síndicos de cada condomínio receberam material informativo sobre a regularização dos sistemas de esgoto, destinados para os moradores.