
Criado há oito anos, o Programa de Incentivo à Inovação (PII) da Prefeitura Municipal de Florianópolis tem como finalidade fortalecer o ecossistema local de inovação, tecnologia e empreendedorismo, permitindo que pessoas físicas e jurídicas destinem até 20% do valor do IPTU para o financiamento de projetos inovadores. Neste novo ciclo de 2025 até 2027, os recursos serão destinados a 13 iniciativas selecionadas, que atuam nas áreas de saúde, mobilidade, sustentabilidade e transformação digital.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O primeiro passo é entrar em contato com uma das empresas incentivadas pelo PII e comunicar o interesse. Estando a pessoa apta a incentivar, faz-se o depósito do valor de até 20% do IPTU diretamente para a conta do projeto e encaminha o comprovante. O responsável pela empresa incentivada envia formalmente à Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI/SMTDI) o comprovante de depósito.
Na sequência, a secretaria faz o trâmite interno junto à Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), que emite e envia o boleto do IPTU já com o desconto de 20%. O participante então realiza o pagamento do imposto com o valor reduzido. Por fim, o processo está concluído. O trâmite é feito de forma digital e ocorre por meio do portal Floripa On, da Prefeitura de Florianópolis.
Podem incentivar todas as pessoas físicas e jurídicas que recolhem IPTU no município e que estejam em dia com os tributos municipais. Em qualquer etapa, o contribuinte pode entrar em contato com a secretaria para esclarecimentos através do e-mail: pii.supcti.pmf@gmail.com.
Ao participar do Programa de Incentivo à Inovação, o contribuinte reforça seu posicionamento a favor da inovação e de responsabilidade social, amplia a visibilidade positiva de sua marca ou atuação pessoal e contribui diretamente para o fortalecimento da economia local. Além disso, favorece a geração de oportunidades de emprego e apoia soluções tecnológicas que produzem desenvolvimento social, ambiental e econômico para Florianópolis.
Me siga no Instagram!
Estarei de volta em breve