Peixes mortos foram encontrados no manguezal do Itacorubi, em Florianópolis, possivelmente devido à poluição crônica. A Prefeitura investiga e recomenda que pescadores evitem a pesca na área até a identificação da causa. Equipes estão limpeza local.
Cerca de 258 escorpiões-amarelos foram encontrados em Biguaçu, causando preocupação entre moradores. A Prefeitura monitora a situação após relatos de que os animais chegaram até andares altos. Até agora, apenas um cachorro foi picado, sem registros de vítimas humanas.
Uma jararaca foi encontrada em Jaraguá do Sul, em área movimentada. O biólogo Gilberto Duwe alertou sobre os riscos da serpente, considerada a mais perigosa do Brasil. A população deve estar atenta para evitar acidentes, já que o município teve 50 resgates de animais peçonhentos.
A Ilha do Campeche, em Florianópolis, estará fechada para visitantes de 1º de maio a 10 de julho de 2026, devido à pesca da tainha. A medida visa proteger os cardumes e assegurar o sustento de pescadores artesanais durante a safra, essencial para a economia local.
Nove casas irregulares foram demolidas em Florianópolis, na sexta (10), por estarem em áreas de preservação permanente (APPs) e sem regularização fundiária. A ação da Prefeitura, parte da Operação Solo Legal, segue após autuações anteriores e embargos ambientais.
Uma baleia-franca de cerca de oito metros foi encontrada morta em São Francisco do Sul, após encalhar na foz do rio Monte de Trigo. É a terceira morte desse tipo na região em um mês. A retirada do corpo enfrenta desafios devido ao terreno difícil.
Trabalhadores de reciclagem em Jaraguá do Sul encontraram uma jararaca viva em um pote de conserva. A Fujama foi acionada para o resgate do animal, que foi descartado de forma perigosa e eleva as preocupações sobre a segurança no lixo reciclável.