Operação Calçada Limpa avança em São José com ações intensificadas 

Mutirão de limpeza agiu em Campinas e no Kobrasol, grandes polos comerciais de São José
Por: Redação Jovem Pan News
em 08/01/2026 às 15:22 - Atualizado há 1 dia.
calçada limpa são josé
Foto: Divulgação.

A Prefeitura de São José intensificou os trabalhos da Operação Calçada Limpa nos bairros Campinas e Kobrasol durante esta semana. As equipes da Secretaria de Infraestrutura iniciam as atividades ainda durante a madrugada, percorrendo ruas e espaços públicos para limpar e lavar as calçadas, com foco em pontos de maior circulação de pessoas.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

O serviço é concentrado, principalmente, em locais com acúmulo de sujeira, muitos deles utilizados por pessoas em situação de rua. A ação inclui a remoção de resíduos, recolhimento de materiais descartados irregularmente e a lavagem com caminhão hidrojato.

De acordo com o prefeito Orvino Coelho de Ávila (PSD), a iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a organização da cidade e o bem-estar da população.

“A Operação Calçada Limpa é fundamental para manter São José mais limpa, organizada e acolhedora. Estamos cuidando dos espaços públicos e assegurando melhores condições de circulação para todos os cidadãos”.

Desde o início deste ano, a operação entrou em uma nova fase. O serviço de limpeza e lavação das calçadas passou a ser executado de forma orgânica, com equipe própria da Prefeitura de São José, ampliando a capacidade de atendimento e reduzindo custos. 

A ação ocorre de segunda a sábado, das 4h às 10h, e já apresenta resultados expressivos: somente nas regiões do Kobrasol e Campinas, foram recolhidas mais de três toneladas de resíduos em uma única manhã.

Criada em 2021, a Operação Calçada Limpa nasceu como um investimento direto na saúde pública, na segurança dos pedestres e na dignidade urbana. Agora, com estrutura municipal, o trabalho passa a ser contínuo ao longo de todo o ano.

Segundo o diretor operacional geral da Secretaria de Infraestrutura de São José, Valdenir Israel da Cunha, o “Lelo Guerreiro”, o novo modelo garante mais eficiência e economia para o município.

“Esse trabalho não é apenas estética. É saúde, segurança e dignidade. As calçadas são locais de passagem, mas também de convívio, e precisam estar em boas condições para todos”.

Além de eliminar resíduos e odores, a limpeza tem uma importante dimensão social. Durante os serviços, as equipes recolhem restos de alimentos, roupas descartadas e até objetos perigosos, como facas, que poderiam representar risco à população.

Antes realizada de forma terceirizada, a operação custava cerca de R$ 60 mil mensais ao município. Agora, é executada com recursos próprios, utilizando contratos já vigentes e a estrutura da Secretaria de Infraestrutura, o que permite ampliar o número de servidores envolvidos. A expectativa é chegar a até 15 funcionários exclusivos para o serviço, além da equipe geral de manutenção.

Com a execução reforçada, a Prefeitura de São José pretende avançar para novas áreas, incluindo pontos de ônibus e locais de grande circulação.