
A greve dos trabalhadores da Celesc entrou no segundo dia nesta terça-feira (23/09), após paralisação iniciada na segunda-feira (22) em todas as regiões de Santa Catarina. A mobilização foi aprovada em assembleias organizadas pela Intercel (Intersindical dos Eletricitários), que representa a categoria.
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Segundo o sindicato, a proposta apresentada pela empresa para o ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) 2025/2026 não cobre integralmente as perdas salariais e deixa de valorizar os empregados.
“Após cinco rodadas de negociação, ficou clara a postura de intransigência da gestão, que insiste em não valorizar os eletricitários”, disse o coordenador da Intercel, Ailton Communello.
Durante a paralisação, os serviços de urgência e emergência continuam mantidos, mas outras áreas devem sofrer impactos.
O que diz a Celesc:
Na sexta-feira (19), a Celesc apresentou uma nova proposta, que inclui reajuste salarial pelo índice da inflação, aumento no vale-alimentação, concessão de um vale extra em 2026 e atualização de auxílios. A empresa afirma que o pacote garante a reposição integral da inflação e preserva benefícios.
Em nota, a companhia lamentou a decisão pela greve, reafirmou a disposição para o diálogo e destacou investimentos em redes elétricas, expansão de subestações e programas de saúde e bem-estar para os empregados.
Atendimento ao consumidor
Enquanto dura a paralisação, os clientes podem utilizar os canais digitais da Celesc:
- Aplicativo oficial;
- WhatsApp (48) 99860-0067;
- Site www.celesc.com.br;
- Telefone 0800 048 0120.
Além disso, totens de autoatendimento instalados em locais públicos permitem emissão de segunda via de contas e pagamentos. A lista de locais pode ser consultada no portal da Celesc.