
Funcionários do Hospital Universitário da UFSC decidiram pelo fim da greve na na unidade de Florianópolis. Após assembleias da categoria, na tarde de quinta-feira (29) e manhã de sexta-feira (30), os servidores decidiram retornar às atividades, em acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que gere a unidade.
Os servidores do HU entraram em greve na última segunda-feira (26), após aviso enviado por meio de um ofício para os secretários municipal e estadual de Saúde. Em nota divulgada pelo HU, ficou definida a manutenção das cláusulas sociais do ACT vigente por mais um ano. As cláusulas econômicas serão encaminhadas para julgamento pela Sessão de Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho ainda no mês de outubro.
Na assembleia desta sexta, foram debatidas as seguintes pautas:
Segundo a ata da reunião, a proposta foi aprovada por unanimidade pelos presentes.
A paralisação está sendo realizada de forma nacional, atingindo outros hospitais que a Ebserh atua, como em Curitiba, São Carlos (SP) , Santa Maria (RS), Salvador (BA) e Teresina (PI). Na quinta-feira, o HU-UFSC emitiu um comunicado para solicitar à população que procurasse outros hospitais ou Unidades de Pronto Atendimento em função da greve e da superlotação.
Em audiência realizada na data desta quinta-feira (29/09), foi definida a manutenção das cláusulas sociais do ACT vigente por mais um ano. As cláusulas económicas serão encaminhadas para julgamento pela Sessão de Dissidios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho ainda no mês de outubro As entidades sindicais se comprometeram com o fim da greve nesta sexta (30/09), até as 16h.
Essas medidas possibilitarão o fim da greve e o célere desfecho do ACT, como vinha sendo amplamente defendido pela empresa e aguardado pelos empregados.
Me siga no Instagram!
Estarei de volta em breve