Florianópolis lança site e inteligência artificial para agilizar adoções de animais resgatados

Por: Redação Jovem Pan News
em 15/09/2025 às 12:00 - Atualizado há 3 dias atrás.
Florianópolis lança site e inteligência artificial para agilizar adoções de animais resgatados
Foto: Allan Carvalho/PMF

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Dibea (Diretoria de Bem-Estar Animal) e da Secretaria Executiva de Comunicação Social, lança nesta semana novas ferramentas digitais para facilitar e agilizar o processo de adoção de animais resgatados. As novidades incluem um novo portal oficial e um sistema de atendimento via inteligência artificial, disponíveis gratuitamente à população.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

O novo site e a inteligência artificial inédita tornarão o atendimento mais eficaz e ágil. O acesso pode ser feito pelo WhatsApp da adoção, (48) 93300-8202 ou pelo link. Já o novo portal poderá ser acessado pelo link dibea.floripa.sc.gov.br.

Novidade para quem busca a adoção de pets

Uma inteligência artificial agora faz parte do atendimento da Diretoria de Bem-Estar Animal. O avanço tem como objetivo facilitar o início do processo de adoção, reduzindo a demanda da equipe de atendimento. Dessa forma, os servidores podem focar nos procedimentos burocráticos que precisam de mais tempo e dedicação.

A IA pode responder dúvidas gerais, desenvolver conversas e fazer as perguntas iniciais de um processo de adoção. A partir das prioridades expressadas pelo adotante, o Zeca, assistente virtual, ajuda a indicar alguns pretendentes para integrar a nova família a partir das características físicas e personalidade do cão ou gato. O acesso pode ser feito pelo WhatsApp da adoção, (48) 93300-8202 ou pelo link.

Conheça o Zeca, o “aussistente” virtual da Dibea

Apesar de ser uma Inteligência Artificial, o personagem do novo sistema de atendimento é baseado em um cão com uma história bastante real. Zeca é um dos 200 animais que esperam por um lar na Dibea de Florianópolis, e apareceu recentemente em um outdoor para promover a adoção, na entrada da cidade.

Zeca foi resgatado no Centro, próximo ao Mercado Público, vítima de maus-tratos e agressão. O agressor foi conduzido à delegacia pela GMF no dia do resgate. Foram 40 dias internado na Dibea e recebeu o diagnóstico de Leishmaniose, tratamento que será oferecido continuamente pela Dibea de forma gratuita para quem o adotar.

Novo site amplia acesso a serviços e adoção

O portal atualizado da Dibea fornecerá informações de castrações gratuitas, atendimento veterinário, adoção, entre outros. O catálogo de cães e gatos disponíveis para adoção estará no site, para conferir os animais que podem ser adotados. Para acessar, é possível encontrar o novo portal pelo site da Prefeitura de Florianópolis (pmf.sc.gov.br) ou pelo link direto: dibea.floripa.sc.gov.br.