Frente fria mantém alerta de tempestades intensas em grande parte do Brasil

No sábado (27), as precipitações devem atravessar o Rio Grande do Sul ao longo do dia, seguindo para Santa Catarina, onde tendem a perder intensidade
Por: Jéssica Schmidt
em 25/09/2025 às 07:57 - Atualizado há 2 horas.
Frente fria mantém alerta de tempestades intensas em grande parte do Brasil
Foto: Reprodução/Internet

A frente fria que começou a se formar no último fim de semana segue provocando instabilidades intensas em diversas regiões do Brasil. Nesta quinta-feira (25), o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja de perigo para tempestades em áreas do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, sul do Amazonas e norte de Minas Gerais.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

O aviso indica possibilidade de chuvas acumuladas de até 100 milímetros, rajadas de vento entre 60 km/h e 100 km/h, além de descargas elétricas e queda de granizo. O alerta pode ser prorrogado ao longo do dia.

Já boa parte da faixa central do país está sob alerta amarelo, com previsão de até 50 milímetros de chuva por dia. Estados como Amazonas, Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais permanecem na mira de temporais.

Fenômenos extremos e riscos

De acordo com o Inmet, as condições atmosféricas atuais favorecem a ocorrência de fenômenos severos e localizados, como tornados, downbursts e microbursts. Este último, também conhecido como microexplosão atmosférica, ocorre quando uma massa de ar dentro de uma nuvem de tempestade sofre resfriamento rápido e despenca em direção ao solo, provocando ventos muito fortes.

O órgão destaca que esse tipo de evento é mais comum na primavera, devido ao maior contraste entre massas de ar no Brasil.

Instabilidade continua no fim de semana

A instabilidade deve se manter nos próximos dias com a passagem da frente fria. Na madrugada de sábado (27), um ciclone formado sobre a Argentina impulsionará uma nova frente fria sobre o Rio Grande do Sul, com chuva prevista já pela manhã no Oeste do estado.

As precipitações devem atravessar o Rio Grande do Sul ao longo do dia, seguindo para Santa Catarina, onde tendem a perder intensidade. Apesar disso, tempestades pontuais são esperadas no extremo Oeste gaúcho, como na região de Uruguaiana, e no Noroeste do estado.

Durante a madrugada de sábado para domingo (28), a chuva avança para Santa Catarina, Oeste do Paraná e Sul do Mato Grosso do Sul.

Domingo chuvoso no Sul

No domingo (28), o amanhecer será chuvoso em praticamente toda a região Sul do país, abrangendo a metade norte e a faixa leste do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e parte do Mato Grosso do Sul.

Pontos como o Oeste do Paraná, Centro de Santa Catarina, Passo Fundo, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte gaúcho podem registrar pancadas mais fortes.

À medida que a frente fria avança, as chuvas também devem chegar ao Sul de São Paulo, porém com menor intensidade.