Florianópolis inaugura Banco de Alimentos Municipal no Dia Internacional contra o Desperdício de Alimentos

Ao recuperar e dar destino adequado a esses alimentos, o Banco transforma um problema ambiental e econômico em solução social
Por: redacao
em 29/09/2025 às 14:07
Florianópolis inaugura Banco de Alimentos Municipal no Dia Internacional contra o Desperdício de Alimentos
Foto: Allan Carvalho/PMF

Nesta segunda-feira (29), data em que se celebra o Dia Internacional de Conscientização sobre o Desperdício e Perdas de Alimentos, a Prefeitura de Florianópolis inaugurou o Banco de Alimentos Municipal, na Passarela Nego Quirido.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

O Banco de Alimentos é um equipamento público estratégico voltado à segurança alimentar e nutricional. Seu funcionamento envolve a captação, seleção e redistribuição de alimentos provenientes de doações de produtores rurais, centrais de abastecimento, indústrias, supermercados e outros parceiros.

Muitos desses alimentos, ainda próprios para o consumo, seriam descartados por razões estéticas, excesso de produção ou proximidade da data de validade.

Ao recuperar e dar destino adequado a esses alimentos, o Banco transforma um problema ambiental e econômico em solução social, beneficiando diretamente instituições socioassistenciais, escolas, creches, cozinhas comunitárias e famílias em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa também fortalece diferentes políticas públicas nacionais, como a Política de Segurança Alimentar e Nutricional, a Política de Redução de Perdas e Desperdícios e a Política de Agricultura Urbana e Periurbana. Além disso, integra áreas como assistência social, saúde, educação, agricultura e meio ambiente, promovendo hábitos alimentares saudáveis, incentivando práticas sustentáveis e apoiando a agricultura familiar.

“O Banco de Alimentos Municipal chega para reduzir desperdícios e valorizar o trabalho dos agricultores, consolidando-se como um espaço de inovação social e solidariedade. É um passo fundamental para construirmos uma cidade mais justa e sustentável”, destaca Viviani Gomes Vieira Malafaia, presidente da CAISAN.