
Santa Catarina registrou a manhã mais fria do ano nesta quarta-feira (24), com temperaturas negativas em 22 cidades.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A menor marca foi registrada em Bom Jardim da Serra, na Serra catarinense, onde os termômetros chegaram a -9,1°C durante a madrugada.
O frio extremo atingiu principalmente as áreas de maior altitude do estado. Segundo dados da Defesa Civil, Urupema teve mínima de -8,3°C, seguida por Urubici, com -5,9°C, São Joaquim, com -4,3°C, e Bom Retiro, com -3,6°C.
As marcas abaixo de zero também foram registradas em outras regiões de Santa Catarina. No Meio-Oeste, Fraiburgo marcou -3,4°C. No Oeste, Maravilha chegou a -1,7°C.
Já na Grande Florianópolis, Rancho Queimado registrou -1°C, enquanto o Norte da Ilha, em Florianópolis, teve mínima de 7°C.

O frio extremo está associado à atuação de uma massa de ar seco e frio de origem polar, que avançou sobre o Sul do Brasil no início da semana.
A incursão é considerada a mais forte do ano até agora e teve trajetória continental, passando pelo interior da América do Sul.
O avanço do ar polar foi impulsionado por um ciclone extratropical formado no Atlântico Sul. A combinação dos fatores favoreceu a queda acentuada das temperaturas, especialmente na Serra catarinense, onde houve formação ampla de geada.
Com a mínima registrada em Bom Jardim da Serra, Santa Catarina teve a menor temperatura de 2026 no estado e uma das marcas mais baixas do Sul do Brasil neste ano.
Me siga no Instagram!
Estarei de volta em breve