
Júnior de Abreu Bento (Progressistas), prefeito de Garopaba, foi preso na manhã desta quinta-feira (8) durante ação da Polícia Civil de Santa Catarina. Trata-se da segunda fase da operação Coleta Seletiva, que investiga um esquema de corrupção envolvendo contratos e licitações.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A Polícia Civil, por meio da 2ª Delegacia de Combate à Corrupção da DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), cumpriu três mandados de prisão preventiva. Além do prefeito do município, foram presos o proprietário da empresa de coleta seletiva de Garopaba e um servidor público com atuação na prefeitura.

Dois secretários municipais foram afastados do cargo público. Ainda, foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão, afastamentos de sigilo telefônico, e sequestro de bens e valores de aproximadamente um milhão de reais. As ordens foram executadas nos municípios de Garopaba, Pescaria Brava, Laguna e Tubarão.
A audiência de custódia acontece ainda na tarde desta quinta-feira. Por hora, os presos foram encaminhados ao Presídio Regional de Tubarão. Participaram da operação aproximadamente 50 policiais civis, lotados na DEIC e na 18ª DRP (Delegacia Regional de Polícia).
A operação
A segunda fase da Coleta Seletiva investigou um esquema de corrupção sistêmica envolvendo repasses de valores a agentes políticos e a prática de crimes licitatórios, incluindo fraudes em certames e em contratações.
Os fatos investigados teriam se iniciado ainda em 2016 e permanecido mesmo após mudar a gestão do município do litoral sul catarinense, no período de 2021 até atualmente. A operação tramita em sigilo.

* Por Ana Horst

