Nova lei proíbe armas de bolinhas de gel em Florianópolis

Pessoas e estabelecimentos estão sujeitos à multa por distribuir ou usar as armas
Por: Redação Jovem Pan News
em 13/01/2026 às 10:56 - Atualizado há 1 hora.
armas de gel são proibidas em florianópolis
Foto: Beartac/Reprodução

Um novo projeto de lei proibiu a distribuição e o uso de armas de bolinhas de gel em Florianópolis. A norma foi aprovada na Câmara Municipal em dezembro e entrou em vigor na última quinta-feira (8).

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Conhecidas como gel blasters, as armas agora ficam proibidas em ruas, praças, logradouros e bens públicos do município. Normalmente, são vendidas como ‘brinquedos’, com público-alvo sendo crianças e jovens — fato destacado pelas cores vibrantes que o equipamento costuma ter.

As gel blasters costumam dar disparos de cinco a 10 metros, mas há fornecedores que prometem atingir até 30m de distância. Os projéteis têm aproximadamente 8 milímetros, podendo causar ferimentos no corpo e lesões graves nos olhos, dependendo da distância e velocidade do disparo.

Foto: Inmetro/Reprodução

Claudinei Marques (Republicanos), vereador responsável pelo projeto, falou em entrevista à Jovem Pan News Floripa sobre a importância da lei. Ele destacou casos em que as armas foram pintadas e confundidas com verdadeiras pistolas, gerando tragédias e até mortes em confrontos com a polícia.

Segundo o vereador, caso a Polícia Militar ou a Guarda Municipal identificar uma dessas armas em espaço público, o equipamento deve ser apreendido, e o portador levado à delegacia. A punição para o uso ainda não está definida, ficando a cargo da prefeitura de Florianópolis.

A arma costuma ser fabricada na China e vendida em sites de todo o mundo, incluindo no Brasil. Até o momento, não havia nenhuma regulamentação para a compra ou restrições de uso.

O vereador Marques destaca que a lei não se aplica para airsoft, outro tipo de armamento falso, com aparência ainda mais similar a pistolas reais.