
Uma explosão seguida de incêndio em um reator da subestação Bateias, no Paraná, causou o apagão que atingiu Santa Catarina e outros estados na madrugada desta terça-feira (14), segundo informou a Celesc em nota oficial. A falha, registrada por volta das 00h31, interrompeu a linha de transmissão Bateias–Curitiba Leste (525 kV) e desencadeou desligamentos em cascata entre as regiões Sul e Sudeste.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Cerca de 88 mil unidades consumidoras ficaram sem energia em Santa Catarina, especialmente nas regiões de Itajaí, Angelina (Grande Florianópolis), Rio do Sul e Blumenau. O fornecimento foi totalmente restabelecido às 1h42, com autorização do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).
Apesar de o problema não ter ocorrido na rede da Celesc, o evento ativou o ERAC (Esquema Regional de Alívio de Carga) — mecanismo automático de proteção que desliga temporariamente parte do sistema para evitar sobrecargas e preservar a estabilidade do SIN (Sistema Interligado Nacional).
Além de Santa Catarina, o apagão atingiu pelo menos outros oito estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Amazonas e Rio Grande do Norte. No Rio de Janeiro, por exemplo, cerca de 450 mil consumidores foram afetados, segundo a concessionária Light.
Nas redes sociais, moradores relataram a falta de energia em cidades catarinenses como Balneário Camboriú e Navegantes, no Litoral Norte, além de relatos pontuais em outras regiões. Em muitas localidades, a energia retornou ainda nas primeiras horas da manhã.

