Após revolta de Malafaia, Damares divulga lista de igrejas supostamente envolvidas com fraude no INSS

Damares afirmou que a eventual participação de igrejas ou líderes religiosos em esquemas de fraude no INSS lhe causa “profundo desconforto e tristeza”
Por: Redação Jovem Pan News
em 15/01/2026 às 12:25 - Atualizado há 2 horas.
Damares alves igrejas evangélicas
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) divulgou, nesta quinta-feira (15), a lista de igrejas e pastores evangélicos que supostamente estariam envolvidos no esquema de fraudes no INSS. Durante a quarta-feira (14), o pastor Silas Malafaia havia chamado a parlamentar de “linguaruda” e exigido provas de que haviam evangélicos envolvidos com o escândalo. 

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

“Nós estamos identificando igrejas nos esquemas de fraudes aos aposentados. Há pastores que pedem para não investigar, não decepcionar os fiéis”, declarou Damares ao SBT News. “Quando se fala em um grande pastor, vem a comunidade: ‘não falem, não digam, não investiguem, porque os fiéis vão ficar muito tristes’”.

Em nota, Damares afirmou que foi a autora do requerimento que resultou na criação da CPMI do INSS, instalada em 2025, e que atua como membro titular da comissão. De acordo com ela, as informações mencionadas em relação às igrejas são públicas, constam em documentos oficiais e já foram aprovadas pelos integrantes da comissão.

Confira a lista de igrejas divulgada pela senadora Damares Alves

Igrejas

  • Adoração Church — Alvo de pedido de quebra de sigilo;
  • Igreja Assembleia de Deus Ministério do Renovo — Alvo de pedido de quebra de sigilo;
  • Ministério Deus é Fiel Church — Alvo de pedido de quebra de sigilo;
  • Igreja Evangélica Campo de Anatote — Alvo de pedido de quebra de sigilo.

Pastores

  • Cesar Belucci — Convidado a comparecer à CPMI;
  • André Machado Valadão — Convidado a comparecer à CPMI e alvo de pedido de quebra de sigilo;
  • Péricles Albino Gonçalves — Convidado a comparecer à CPMI;
  • Fabiano Campos Zettel — Convidado a comparecer à CPMI;
  • André Fernandes — Convidado a comparecer à CPMI.

Damares afirmou que a eventual participação de igrejas ou líderes religiosos em esquemas de fraude no INSS lhe causa “profundo desconforto e tristeza”, mas ressaltou que a CPMI tem o dever constitucional de investigar os fatos “com responsabilidade, imparcialidade e base documental”.

“(Estão tentando atrapalhar as investigações) O tempo todo. Vou falar algo que me machuca muito. Nós estamos identificando igrejas nos esquemas de fraudes aos aposentados. E quando se fala de um grande pastor, vem a comunidade: ‘não falem, não digam, não investiguem, porque os fiéis vão ficar muito tristes’ afirmou a senadora, em entrevista concedida ao SBT News.