
A revitalização do Tunel Antonieta de Barros, em Florianópolis, foi concluída pelo Governo de Santa Catarina com investimento de aproximadamente R$ 8 milhões.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A obra contemplou melhorias na iluminação, ventilação, monitoramento, comunicação e segurança da estrutura.
Entre os principais destaques está a modernização do sistema de ventilação automatizado.

Os equipamentos instalados conseguem identificar alterações na qualidade do ar e acionar os ventiladores quando há alta concentração de monóxido de carbono dentro do túnel.
O sistema funciona sem necessidade de intervenção humana e contribui para manter condições adequadas para a circulação de veículos e pessoas.
O monitoramento é feito por sensores distribuídos ao longo da estrutura, capazes de detectar gases tóxicos produzidos principalmente pela queima de combustíveis.
A intervenção incluiu a instalação de 20 novos jatoventiladores, com maior capacidade de operação.
Também foram colocados anemômetros, equipamentos usados para medir a velocidade do vento e auxiliar no controle da circulação do ar dentro do túnel.

A revitalização contemplou os dois sentidos da estrutura, tanto centro-bairro quanto bairro-centro.
Na iluminação, foi realizado o retrofit completo do sistema, que agora funciona integralmente com lâmpadas de LED, garantindo mais eficiência, economia e visibilidade aos motoristas.
Os sistemas de comunicação e monitoramento também foram atualizados.
O túnel recebeu 12 câmeras inteligentes, novos softwares, computadores renovados e telas utilizadas na vigilância permanente do local, 24 horas por dia.
A obra incluiu ainda a limpeza completa das paredes e demais superfícies da estrutura.
Além de melhorar a aparência do túnel, a medida contribui para ampliar a reflexão da luz e aumentar a eficiência da iluminação.
De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, os trabalhos foram realizados durante a noite e a madrugada para reduzir os impactos no trânsito de Florianópolis.
Me siga no Instagram!
Estarei de volta em breve