
Uma nova decisão do Governo Federal, anunciada nesta quarta-feira (24), ampliou a cota de captura da tainha e beneficia pescadores de Santa Catarina.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A medida acrescenta 324 toneladas ao limite que já havia sido definido anteriormente.
O volume extra será destinado à modalidade de emalhe costeiro de superfície e vale para as regiões Sul e Sudeste do país.
Com a mudança, a cota total passa de 2.070 toneladas para 2.394 toneladas.
Além da ampliação da captura, a decisão também autoriza que 88 embarcações da modalidade de emalhe anilhado passem a operar pelo sistema de emalhe liso.
A nova liberação ocorre em meio a ações judiciais movidas por Santa Catarina contra restrições impostas à atividade pesqueira.
Estudos técnicos do Governo Federal apontam que a captura está abaixo do limite considerado seguro.
No último dia 11, o Governo Federal já havia aumentado em 430 toneladas a cota destinada à modalidade em Santa Catarina, após protestos realizados por pescadores.
Com a nova decisão, o setor ganha mais margem para atuar durante a safra, principalmente em comunidades que dependem desta prática para sustento.
Me siga no Instagram!
Estarei de volta em breve