Itajaí deve implantar Castramóvel para diminuir população de animais de rua na cidade

A proposta é do Inis (Instituto Itajaí Sustentável) e visa levar o serviço aos bairros mais afastados e com menor poder econômico
Por: Redação Jovem Pan News
em 14/01/2026 às 15:13 - Atualizado há 2 horas.
cachorro de rua itajaí
Foto: Freepik.

O município de Itajaí implantará, neste ano, o Castramóvel – um veículo adaptado para cirurgias de castração em animais como parte das estratégias para ampliar o controle populacional de animais de rua e também como forma de reduzir o abandono. 

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

A proposta é do Inis (Instituto Itajaí Sustentável) e visa levar o serviço aos bairros mais afastados e com menor poder econômico. O modelo prevê atendimento agendado e também no local, além da possibilidade de flexibilização da exigência de comprovação de renda, para ampliar o alcance da política pública.

Em 2025, o Departamento de Proteção e Defesa Animal realizou 7.515 atendimentos. As denúncias e fiscalizações subiram de 722 em 2024 para 1.180 no ano passado, enquanto os pedidos de resgate saltaram de 170 para 977, com 615 ocorrências confirmadas.

A Unidade de Atendimento Provisório de Animais de Itajaí acolheu 1.449 animais em 2025. Mesmo com maior demanda, o número de óbitos caiu de 502 para 379, e as adoções cresceram 65%, impulsionadas pelas feiras de adoção.

No mesmo período, o município realizou 2.692 castrações, número superior ao de 2024, após a implantação do credenciamento de clínicas veterinárias para ampliar o acesso ao serviço.