
A partir desta sexta-feira (26), ciclistas e pedestres já podem utilizar as estruturas construídas especialmente para eles na nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. A Prefeitura irá liberar, no final da manhã, a passagem pela ciclovia e pelos dois passeios laterais da travessia.
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Com isso, para a conclusão total da obra dessa que é a maior travessia da Ilha ficará faltando apenas a retirada do escoramento de madeira, em sua parte inferior, o que deve levar cerca de duas semanas. As obras estão sendo conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.
A ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) de 2,80 metros de largura ficam do lado esquerdo da travessia sentido Avenida das Rendeiras. E os passeios com 2,5 metros de largura, cada, estão localizados nas laterais das faixas da pista de rolamento. Valendo lembrar que a abertura total da nova ponte da Lagoa ao trânsito de veículos em seus dois sentidos ocorreu no dia 22 de agosto.
Revitalização do entorno e demolição da ponte antiga
Cabe lembrar que o primeiro boulevard, nos 60 metros iniciais da Rua Senador Ivo D’Aquino, no Centrinho, foi entregue pela administração municipal no dia 13 de setembro. Ele integra a revitalização em andamento na região e abrange uma área total de 500 metros quadrados em frente dos estabelecimentos comerciais, sobretudo gastronômicos, existentes à esquerda da via que, do outro lado, ladeia o novo terminal lacustre Ruth Bastos de Oliveira e a Marina Ponta da Areia com seus barcos.
Para a criação desse boulevard, os passeios da Ivo D’Aquino tiveram a largura triplicada, em média – tinham cerca de dois metros e passaram a ter uns seis metros. Além disso, as calçadas foram niveladas à pista de rolamento e ganharam estrutura uniforme com piso em concreto (antes o pavimento era de materiais diversos) e acessibilidade. O boulevard ainda vai receber mobiliário urbano da iniciativa privada.
No mais, para o término das obras do entorno da nova ponte da Lagoa, falta finalizar a revitalização da praça ao lado do restaurante Oliveira e o deck de contemplação ao lado do primeiro boulevard; implantar praça no terreno da cabeceira da ponte antiga próxima da Avenida das Rendeiras e revitalizar os passeios ao longo da Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404). Detalhe: essa praça e o segundo boulevard não serão interligados.
Cabe ressaltar, quanto às obras de revitalização, que em outubro de 2024 a Prefeitura entregou o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira – de onde saem embarcações do Centrinho para a Costa da Lagoa, e vice-versa – com estrutura arquitetônica moderna. Ele fica a cerca de 40 metros de distância do antigo terminal, sentido Avenida das Rendeiras, e é composto de área para espera das embarcações coberta com bancos de madeira e sanitários com acessibilidade, e bicicletários, além de controle de acesso e zeladoria. Também já foi finalizado o trapiche em deck de madeira de 100 metros quadrados de área total ligando o novo terminal à antiga ponte.
Nova dinâmica viária
Também no dia 22 de agosto entrou em operação a nova dinâmica viária dessa região da cidade. Desde então, os motoristas que estiverem na Rua Henrique Veras do Nascimento e quiserem ingressar na nova ponte da Lagoa da Conceição vão passar pela lateral direita da rótula implantada na cabeceira da travessia no Centrinho, na altura da Rua Manoel Isidoro da Silveira, e seguir em direção à nova ponte.
Já quem estiver vindo das Rendeiras pela travessia, ao chegar no Centrinho, vai precisar virar à direita, se pretender seguir em direção ao Canto dos Araçás (direção em que fica o terminal lacustre, por exemplo), ou seguir reto e contornar a rotatória no sentido do Shopping Via Lagoa, se quiser trafegar pelo Centrinho ou ir em direção ao bairro Itacorubi, por exemplo.
Quem estiver na Rua Henrique Veras do Nascimento e quiser dirigir-se ao Canto dos Araçás deverá seguir reto pela via na faixa da esquerda, e contornar a rótula, sem acessar a nova ponte.
Informações gerais sobre a nova ponte
A construção da maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina teve o objetivo ambiental de melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche. Além de embelezar ainda mais a região com um projeto arquitetônico de causar suspiros que engloba a revitalização do entorno da ponte e a melhoria da passagem das embarcações.
Os benefícios de toda essa infraestrutura de ponta vão decorrer do fato de que a altura livre, ou seja, a distância entre a lâmina d’água da Lagoa da Conceição e a nova ponte, é três vezes maior, se comparado à antiga travessia. Isso porque, na máxima maré, essa altura era de 1,80 metros, e passou a ser de seis metros.
Sendo que a mesma proporção vale para o vão livre, ou seja, o espaço para a passagem de embarcações sob a ponte, que era de apenas nove metros, e agora, éde 30 metros.
A nova ponte da Lagoa da Conceição fica à direita (sentido Avenida das Rendeiras) da ponte antiga, que encontrava-se desgastada e subdimensionada para o fluxo de veículos. As obras iniciaram pelos dois aterros em rocha que abrigaram as cabeceiras da travessia. De formato curvo, ela tem estrutura de concreto armado, tanto no caso dos nove blocos/pilares(tanto esse último quanto o primeiro pilar ficam no nível das duas cabeceiras da ponte) quanto das duas faixas de rolamento, dos dois passeios, da ciclovia e das barreiras entre a pista e o passeio, e entre a pista e a ciclovia.
E também recebeu guarda-corpo metálico. Suas dimensões também surpreendem com, ao todo, 214 metros de extensão e 17 metros de largura, sendo que as faixas de rolamento têm 3,5 metros de largura, cada.
Ainda no que diz respeito à acessibilidade, a geometria da nova ponte dará condições de conectar a ciclovia das Rendeiras com a ciclovia e a ciclofaixa que vão ligar com o terminal de ônibus da Lagoa (Tilag), ou seja, permitirá outros modais.
Todas essas obras contam com as devidas LAP (licenças ambientais provisória) e de LAI (instalação), concedidas pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), assim como as autorizações da SPU (Secretaria do Patrimônio da União) e da Capitania dos Portos.
Elas estão sendo executadas pela empresa Cejen Engenharia Ltda. O investimento é da ordem de R$ 53 milhões, em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.