Gambás são resgatados em áreas residenciais da Grande Florianópolis nesta quinta-feira

De acordo com os bombeiros, é comum que gambás subam em cercas, grades ou árvores como forma de proteção
Por: Jéssica Schmidt
em 25/09/2025 às 11:13 - Atualizado há 2 horas.
Gambás são resgatados em áreas residenciais da Grande Florianópolis nesta quinta-feira
Foto: CBMSC/Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (25), o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) foi acionado para atender duas ocorrências envolvendo gambás em áreas residenciais da Grande Florianópolis.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Os animais foram encontrados do lado de fora das casas e apresentavam comportamento tranquilo, sem sinais de agressividade ou risco iminente às pessoas.

Conhecidos popularmente como timbu, saruê, cassaco ou mucura, os gambás são mamíferos de porte médio, com corpo que pode medir entre 30 e 50 centímetros, além de uma cauda longa e preênsil, frequentemente com tamanho semelhante ao do corpo. Essa cauda ajuda o animal a se equilibrar e se locomover por áreas elevadas.

Segundo o CBMSC, é comum que gambás subam em cercas, grades ou árvores como forma de proteção, principalmente diante de ameaças como cães domésticos ou movimentações humanas bruscas.

O Corpo de Bombeiros reforça que, ao avistar um animal silvestre em área urbana, a orientação é não tentar capturá-lo e acionar as autoridades competentes para o manejo seguro.