Torcedores organizados do Figueirense são detidos a caminho de Joinville

Após os procedimentos de identificação, o grupo de torcedores do Figueirense foi reconduzido de volta a Florianópolis
Por: Redação Jovem Pan News
em 08/01/2026 às 13:07 - Atualizado há 2 dias.
apreensão de gavião figueirense joinville
Foto: GMI/Divulgação.

Diversos torcedores organizados do Figueirense foram detidos em Itapema durante o fim da tarde de quarta-feira (7) por supostos atos de vandalismo. O grupo seguia em dois ônibus para Joinville, para a estreia do time no Campeonato Catarinense, quando tiveram os veículos interceptados pela Guarda Municipal. 

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Segundo o chamado, os ocupantes estariam arremessando objetos para fora do ônibus. Os guardas abordaram o veículo e, durante a verificação, foi constatado que um dos ocupantes possuía mandado de prisão em aberto.

Após os procedimentos de identificação, o grupo de torcedores do Figueirense foi reconduzido de volta a Florianópolis, pois não foi autorizada a continuidade da viagem em direção a Joinville

No início de dezembro, torcedores do Santos e do Internacional entraram em confronto na BR-101 de Itapema, também exigindo resposta rápida das forças de segurança.

Torcida do Figueirense se manifesta

Em nota divulgada nas redes sociais, a torcida organizada afirma ter sido alvo de uma ação “arbitrária, abusiva e manifestamente inconstitucional” por parte das forças de segurança enquanto seguia viagem de Florianópolis para Joinville.

“Parados em fila, fomos surpreendidos por uma ação violenta e injustificável: armas longas apontadas, ordens para que todos descessem dos veículos e permanecessem ajoelhados no mato. Homens, mulheres e crianças foram tratados como criminosos”, diz um trecho do documento.

Ainda conforme o comunicado, não haveria qualquer fundamento legal para a abordagem coletiva. “Tal conduta configura violação direta ao direito constitucional de ir e vir, garantido pelo artigo 5°, inciso XV, da Constituição Federal. Não havia ordem judicial, flagrante delito ou qualquer fundamento legal que justificasse a restrição coletiva imposta à nossa torcida”, afirma o texto.

Em campo, o Figueirense venceu o Joinville por 3×2 e largou com vitória no Estadual.