Festival gratuito de cinema ambiental acontece na próxima semana em Florianópolis, Garopaba e Imbituba

O festival começa na próxima terça-feira (11) e conta com filmes de 11 países; confira a programação
Por: Redação Jovem Pan News
em 06/11/2025 às 11:46 - Atualizado há 5 horas.
Festival gratuito de cinema ambiental acontece em Florianópolis, Garopaba e Imbituba
Foto: Margot Filmes/Divulgação

O 4º FICA (Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba) acontece em Santa Catarina na próxima semana, entre os dias 11 e 17 de novembro. Mais de 20 filmes serão exibidos nos municípios de Florianópolis, Garopaba e Imbituba. As exposições acontecerão em escolas, praças, teatros e outros espaços culturais.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

O FICA aborda temas como a Guerra Civil Espanhola, mineração, petróleo na Amazônia, luta indígena, baleias e ficção científica. Ao total, serão expostos 22 filmes de 11 países diferentes: Palestina, Cuba, Congo, França, Síria, Austrália, Espanha, Estados Unidos, Senegal, Argélia e Brasil.

Curadoria minuciosa e dedicação de quase um ano

“A gente leva para as cidades uma programação com curadoria extremamente extensa. São nove meses, pelo menos, de curadoria, de busca em festivais internacionais, de contato com produtores e diretores. Além disso, fazemos a tradução desses filmes, a legendagem, e as vezes incluimos libras também”, conta Cristovam Muniz Thiago, coordenador do festival.

Cada filme busca trazer uma conexão entre o social e o ambiental, de acordo com o responsável. “Se trabalha, por meio dos filmes, essa inter-relação entre o ser humano e a natureza. A grande característica do cinema é poder emocionar também, poder tocar as pessoas. A gente não acredita num evento que seja meramente informativo”, explica.

Confira a programação

11/11 – terça-feira

A sessão de filme tem início em Florianópolis com a exibição de “Notas Sobre um Desterro”, coprodução Brasil/Palestina. Após a sessão, acontece um debate com a participação de Thiago Torres, conhecido como Chavoso da USP, Dave e Vanessa Salum, às 19h no Bugio Centro.

12/11 – quarta-feira

No dia 12, às 10h, o IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) de Garopaba apresenta os curtas “Insustentável: a realidade do petróleo na Amazônia” (Brasil/2025) e “Sukande Kasáká” (Brasil/2025), e às 15h, o filme “Mikuba” (Congo, Estados Unidos/2025). Às 14h, a Casa de Cultura de Garopaba recebe a palestra “Introdução à Fotografia Digital #abrindoacaixapreta” com Flavio Veloso.

A abertura oficial do FICA será às 19h, na Praça Central de Garopaba com a apresentação do documentário “Pedra Vermelha” (Brasil/2025). Após a exibição, os diretores Ilka Goldsmidt e Cassemiro Vitorino participam de um debate.

Em Florianópolis, ainda na quarta-feira, a Bugio Trindade exibe os filmes “La Granade Noire” (França/2023), “Naharina” (Síria/2025) e “Dissonância” (Argélia/2025).

13/11 – quinta-feira

No dia 13, a Tenda na Praça Central de Garopaba recebe sessões escolares às 10h, às 14h, e às 19h. Serão exibidos os filmes “O Tempo Dança onde a Terra Canta” (Brasil/2025) e “Maestra” (Brasil/2025). A partir das 14h, a Casa de Cultura promove a palestra “Eventos Sustentáveis: tem como?” com Sara Borém.

Ainda no dia 13, às 19h, o Museu da Baleia, em Imbituba, recebe a Sessão Cinekombiclube com os filmes “Nika, a Baleia Piloto” (Espanha/2024) e “Los Cayucos de Kayar” (Estados Unidos, Espanha, Senegal/2024).

14/11 – sexta-feira

As sessões de cinema escolares continuam na sexta (14), às 10h e às 14h na Tenda. E às 19h, o espaço exibe os curtas “Reverb” e “Em Nome da Terra”, seguidos de debate com os diretores Leandro Batz e Maurício Garcias, do filme “Reverb”.

15/11 – sábado

No dia 15, às 19h, o Bar Baixo Rosa exibe “Mundurukuyü – a floresta das mulheres peixe” (Brasil/2025), seguido da festa de encerramento do FICA com show do grupo Trama Latina.

16/11 – domingo

A programação continua no domingo com a exibição dos filmes “Ouça a Sombra” (Cuba/2024) e “É Linda! Quero Te Proteger” (Brasil/2025), dentro da Sessão Cinekombiclube, a partir das 19h na Praça do Centro Histórico de Garopaba e com show da Banda “Alô Bahia”.

17/11 – segunda-feira

Na segunda-feira (17), para encerrar o festival internacional de cinema, será promovida, a partir das 18h30, na Casa de Cultura, em Garopaba, a Oficina “O Poder do Cinema na Criação de Conteúdo”, com Jorge Pacheco e Michelly Hadassa.

Foto: Flávio Veloso/FICA/Divulgação

Sobre o festival

O 4º Festival Internacional de Cinema Ambiental de Garopaba é uma proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da FCC (Fundação Catarinense de Cultura), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.

Todas as atividades têm acesso gratuito e a agenda completa está disponível no perfil @fica.garopaba. As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo formulário no link ou presencialmente no dia do evento.

*Por Ana Horst

Sob supervisão de Jéssica Schmidt.