Trump anuncia nova rodada de tarifas sobre importações a partir de outubro

As medidas atingem setores estratégicos como o farmacêutico, o de móveis e o automotivo
Por: redacao
em 26/09/2025 às 15:04
Trump anuncia nova rodada de tarifas sobre importações a partir de outubro
Foto: Reuters/Kevin Lamarque

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na noite de quinta-feira (25) uma nova rodada do tarifaço sobre produtos importados, com início previsto para 1º de outubro. As medidas atingem setores estratégicos como o farmacêutico, o de móveis e o automotivo.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Uma das principais ações é a criação de uma tarifa de 100% sobre medicamentos patenteados de farmacêuticas estrangeiras que não estejam construindo fábricas em território americano. Em sua conta no Truth Social, Trump escreveu: “Não haverá tarifa sobre esses produtos farmacêuticos se a construção [de uma fábrica nos EUA] tiver começado”.

Além disso, o republicano determinou a cobrança de uma tarifa de 50% sobre armários de cozinha, pias de banheiro e itens similares, e de 30% sobre móveis estofados. Segundo ele, a medida responde ao “grande volume de inundações desses produtos nos Estados Unidos por outros países”, o que classificou como uma prática injusta contra a indústria americana.

“Devemos proteger, por razões de segurança nacional e outras, nosso processo de manufatura”, afirmou.

Tarifaço de Trump também atingiu o setor de caminhões pesados produzidos fora dos Estados Unidos, o americano aplicou tarifas de 25%. A medida, segundo ele, tem como objetivo fortalecer fabricantes locais como Peterbilt, Kenworth, Freightliner e Mack Trucks.

“Precisamos que nossos caminhoneiros estejam financeiramente saudáveis e fortes, por muitas razões, mas acima de tudo, por motivos de segurança nacional”, destacou.

A nova rodada do tarifaço pode ter impacto direto na cadeia produtiva. Atualmente, caminhões fabricados no México por empresas estrangeiras entram nos EUA sem tarifas devido ao acordo comercial entre Estados Unidos, México e Canadá, que garante isenção desde que dois terços das peças sejam produzidos na região. Ainda não está claro se a tarifa de 25% será aplicada apenas a veículos que descumpram essa regra ou se valerá para todas as importações.

O anúncio ocorre após uma investigação aberta em abril pelo Departamento de Comércio, a pedido de Trump, para avaliar se as importações de caminhões médios e pesados representavam risco à segurança nacional. Segundo a CNN, o presidente também considera novas tarifas sobre madeira, semicondutores e outros produtos estratégicos.

Com informações de CNN Brasil.