Acordo Mercosul-UE: governo de Santa Catarina estuda missão internacional

Por: Redação Jovem Pan News
em 11/01/2026 às 13:47 - Atualizado há 3 horas.
acordo mercosul paulo bornhausen jorginho mello
Foto: Secom

O Governo de Santa Catarina estuda uma missão à Europa envolvendo o governador Jorginho Mello (PL) e o setor empresarial catarinense após aprovação do acordo Mercosul-UE. A informação é do secretário de Articulação Internacional do Estado, Paulo Bornhausen (PSD) e foi divulgada nas redes sociais.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

“Hoje é um dia muito importante para o Brasil, para o Mercosul, para a União Europeia e para o mundo. A Comissão Europeia aprova a assinatura do Acordo União Europeia, Mercosul, que cria o maior mercado mundial de bloco. Nós seremos mais de 700 milhões de pessoas emanadas e com possibilidades múltiplas em todos os setores de nos desenvolvermos em conjunto, em cooperação. Essa é a chave. Santa Catarina, com a liderança do governador Jorginho Mello e pela determinação de abrir mercados, de integrar, tem feito a sua parte”, afirmou Bornhausen.

Na avaliação de Bornhausen, o acordo envolvendo Mercosul e União Europeia pode ser potencializado devido à semelhança de culturas, pelo fato de o estado ter recebido muitos imigrantes europeus.

“Agora é montar a estrutura interna em Santa Catarina, organizarmos o setor industrial, o setor acadêmico, o setor tecnológico, para que possamos juntar as pontas com países que já deram origem às nossas famílias, muitas delas aqui em Santa Catarina, italianos, alemães, portugueses. Nós vamos agora fazer com que isso mesmo se transforme em prosperidade”, continua.