
O Governo de Santa Catarina publicou, na última sexta-feira (5), o edital de licitação para a obra da barragem no rio Taió, em Mirim Doce, no alto Vale do Itajaí. O objetivo é conter as constantes enchentes na região, ampliando a capacidade de retenção das cheias do rio. Segundo a SDC (Secretaria de Proteção e Defesa Civil), a obra protegerá diretamente Mirim Doce e Taió, além de beneficiar áreas de influência em Rio do Sul e Lontras.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A altura da estrutura será de 38 metros para 100 metros de largura – toda construída em concreto compactado a rolo. Ainda, é planejado que ela seja capaz de suportar uma descarga de 874,60 metros cúbicos – cenário de recorrência de 10 mil anos. O custo total será de R$ 110 milhões.
Ainda de acordo com a SDC, a operação será permanente no nível mínimo, entrando em ação apenas em situações críticas. O mesmo modelo é utilizado nas demais barragens da bacia do Vale do Itajaí.
Um novo estudo, que avalia o efeito integrado de todas essas estruturas, está previsto para aprimorar a operação futura. A obra deve ser concluída em 28 meses, sendo quatro dedicados à revisão do projeto e 24 à execução.

