
As obras emergenciais na praia dos Ingleses, em Florianópolis, foram interrompidas na última semana. A reconstrução da orla havia sido anunciada como urgente para conter o avanço do mar. Promovida sem licitação, a obra teve orçamento previsto de R$ 1,8 milhão.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A decisão de parada foi assinada na sexta-feira (16) pelo secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade, Rafael Hahne. Em conversa exclusiva com a Jovem Pan News Floripa, o secretário explicou que a interrupção se deu pelo alto número de turistas na praia, e a continuação poderia prejudicar tanto estes frequentadores, quanto a obra em si.
A medida emergencial havia sido aprovada em dezembro de 2025. Em outubro, o prefeito Topázio Neto já havia previsto e anunciado que a capital esperava receber por volta de 3 milhões de turistas na alta temporada.

Contratada sem licitação por ter caráter de urgência, o serviço estava previsto para custar R$ 1,8 milhões. Porém, segundo Hahne, a empresa só receberá pelos serviços executados — ou seja, com a interrupção, a prefeitura de Florianópolis não gastou todo o valor previsto.
300 metros de orla deveriam ser recuperados na obra iniciada em 19 de dezembro. A previsão era de que a praia ficasse liberada em quatro dias. Agora, as obras não devem retornar até o final do verão.
Confira vídeo de trecho da praia:
* Por Ana Horst

