
Florianópolis agora é vizinha de Governador Celso Ramos, Tijucas, Porto Belo e Bombinhas – isso porque um decreto da Câmara Municipal de Florianópolis atualizou o mapa do município e redefiniu os limites geográficos da Capital. Agora, a cidade engloba o Calhau de São Pedro, a menor ilha integrante da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A alteração ocorreu devido ao reconhecimento, por parte do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), da ilhota como extremo norte, interna do município de Florianópolis. As alterações foram publicadas no Diário Oficial de quarta-feira (17).
Entre as fontes utilizadas para redefinição geográfica, estão a Lei Estadual 13.993/2007, a Carta Oficial da República Federativa do Brasil e a Carta Náutica de Proximidades da Ilha de Santa Catarina.
O Calhau de São Pedro é constituído por um conjunto de pequenas formações rochosas que abrigam abundante vida marinha – além de servir como local de reprodução de aves marítimas como o trinta-réis e o gaivotão. O território é de posse da União, mas é considerado parte de Florianópolis pelo IBGE.
O local fica próximo à Ilha do Arvoredo e à Ilha Deserta, sendo uma área de preservação ambiental com acesso restrito. A área é caracterizada por intensa biodiversidade.

