Fies 2026: veja como usar a nota do Enem para garantir uma vaga antes do fim do prazo vigente

Os candidatos devem se inscrever gratuitamente no Fies pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior; 3 cursos podem ser selecionados
Por: Redação
em 03/02/2026 às 18:17 - Atualizado há 17 minutos.
fies
Foto: Divulgação.

As inscrições do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para o primeiro semestre de 2026 abriram nesta terça-feira (3). Estudantes de todo o Brasil podem se candidatar a mais de 67 mil vagas em 1.421 universidades, faculdades e centros universitários particulares. O prazo vai até a sexta-feira (6). 

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Os candidatos devem se inscrever gratuitamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É possível selecionar até três opções de graduação por ordem de preferência.

Para participar do Fies 2026, é necessário ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010 e obtido nota média de 450 pontos ou mais, sem zerar a redação.

Além disso, os candidatos devem comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa, o que equivale a R$ 4.863.

Passo a passo para se inscrever no Fies 2026

  • Acesse o portal oficial: entre em acessounico.mec.gov.br/fies, onde estão concentradas todas as informações e etapas do processo seletivo do Fies. Esse é o ambiente oficial para consulta de cronogramas, requisitos e para iniciar sua inscrição.
  • Clique em “Inscreva-se”: durante o período de inscrições, o botão ficará visível na página inicial. Ao clicar, você é redirecionado para o sistema FiesSeleção para se inscrever.
  • Faça login: para acessar o sistema, é necessário utilizar uma conta gov.br. Caso ainda não tenha uma, crie uma conta usando seu CPF e siga os procedimentos de verificação.
  • Preencha os dados: o sistema solicita informações como nome completo, CPF, data de nascimento e composição do grupo familiar. Para cada membro da família, é necessário informar o CPF e a renda bruta mensal. Esses dados são usados para calcular a renda familiar per capita e verificar sua elegibilidade ao financiamento.
  • Escolha o curso e a instituição: você pode selecionar até três opções de curso, instituição e turno, conforme a oferta disponível. A escolha deve ser feita com atenção, considerando seu perfil e as vagas disponíveis. É possível consultar a nota de corte e a quantidade de vagas ofertadas.
  • Acompanhe o resultado: após o período de inscrição, o MEC divulga os resultados e a classificação dos candidatos. Se você for pré-selecionado, deve complementar sua inscrição na página do Fies e, em seguida, validar as informações declaradas na inscrição na CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da instituição de ensino escolhida.
  • Prossiga com a contratação: por último, é necessário formalizar o contrato com a Caixa, apresentando os documentos exigidos.