
Gabriel Magalhães (6) e Raphinha (18), crias do Avaí, são destaques do futebol europeu atualmente. Foto: David Price/Arsenal FC
O Avaí é o segundo clube brasileiro que mais revelou atletas que disputam a Liga dos Campeões da Europa 2025/26. São três jogadores oriundos da base do Leão da Ilha na maior competição de clubes do velho continente: o zagueiro Gabriel Magalhães, do Arsenal, o atacante Raphinha, do Barcelona, e o lateral Rodinei, do Olympiacos-GRE. O levantamento é do portal GOAL Brasil.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O líder no ranking é o São Paulo, que tem cinco representantes, incluindo o zagueiro Éder Militão, do Real Madrid, e Gabriel Sara, meio-campista natural de Joinville e hoje no Galatasaray, da Turquia. Além do Avaí, Coritiba e Desportivo Brasil-SP reveleram três jogadores que participam da competição. Também estão na atual Liga dos Campeões o atacante Alisson Santos, ex-Figueirense, do Sporting-POR, e o zagueiro Pedrão, ex-Avaí, do Pafos-CPR.
Relembre cada passagem das “crias do Leão”

Rodinei começou no Avaí, mas não chegou a atuar pelo profissional do clube. Foto: Alceu Atherino/Avaí FC
Apenas Gabriel atuou na equipe profissional, com 39 jogos e dois gols em 2016, quando conquistou o acesso à Série A do Brasileirão. Em janeiro do ano seguinte, a equipe azzurra vendeu o atleta ao Lille, da França, que o negociaria com o Arsenal anos depois. O defensor hoje brilha no futebol inglês e soma 16 jogos pela seleção brasileira, com grandes chances de ser titular na próxima Copa do Mundo.
Raphinha ficou no banco em apenas um jogo do time principal do Leão e não foi utilizado contra o Fluminense, no Brasileirão de 2015. Aos 20 anos, o atacante estreou como profissional já no Vitória de Guimarães, de Portugal. Após rodar por clubes pequenos e médios da Europa, chegou ao Barcelona em 2022 e viveu em 2024/25 o seu auge até aqui, sonhando com a Bola de Ouro, mas terminando na quinta posição. Titular na Copa do Mundo de 2022, espera repetir a dose com o Brasil no ano que vem.
Já Rodinei viveu situação semelhante, sem oportunidades no elenco profissional avaiano, ficou no banco em dois jogos, em 2011 e 2012. Começou a rodar por clubes como Marcílio Dias, Corinthians e Ponte Preta até ganhar maior projeção no Flamengo, de 2016 a 2022. Atualmente, é titular no futebol grego e aguarda por uma chance na Canarinho.
Acompanhe as novidades do Avaí e a cobertura do futebol brasileiro e internacional na Jovem Pan News Florianópolis.

