
Entre os dias 10 e 18 de outubro, Florianópolis será palco da 24ª Mostra de Cinema Infantil, um dos maiores eventos do gênero no Brasil. A programação é totalmente gratuita e inclui 120 filmes, entre curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, além de debates, oficinas, lançamento de livros e o show de encerramento com Adriana Partimpim — única apresentação gratuita da turnê.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Neste ano, a Mostra traz a pré-estreia de quatro longas brasileiros: Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, Papaya, Aventuras de Makunáima e Aiurê. As sessões acontecem aos finais de semana no Teatro Ademir Rosa e, durante a semana, na Sala Gilberto Gerlach, ambos no CIC (Centro Integrado de Cultura). Todos os filmes exibidos aos sábados e domingos contarão com acessibilidade em Libras.
Além das sessões presenciais, haverá exibições em 150 escolas de Florianópolis e Palhoça, alcançando mais de 40 mil pessoas, e parte da programação estará disponível online na plataforma gratuita Itaú Cultural Play.
Filmes de 14 países e 17 estados brasileiros compõem a programação. Santa Catarina marca presença com nove curtas e dois longas, consolidando a importância da Mostra para o fortalecimento do cinema local. “Em 2002, não havia filmes catarinenses na programação. Hoje, temos uma produção forte e representativa”, destaca a diretora e curadora Luiza Lins.
As atrações são inteiramente gratuitas, incluindo a pipoca, distribuída em todas as sessões, e o show de encerramento com Adriana Partimpim – o único gratuito de toda a turnê. “A Mostra é um presente para as crianças na semana em que celebramos o dia delas”, diz a diretora e uma das curadoras, Luiza Lins.
JANELA INTERNACIONAL
Uma iniciativa da Lume Produções Culturais e do Núcleo de Ação Integrada, a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é vencedora do Prêmio Catarinense de Cinema e tem o patrocínio do Itaú e da Engie Energia, através da Lei Rouanet. Pioneira em valorizar o cinema produzido no país para o público infantil, acontece desde 2002 ininterruptamente na capital catarinense.
Programação
Dia 10 de outubro, na Sala de Cinema do CIC, o Fórum de Cinema e Educação abre a Mostra com o debate Educação Ambiental nas Escolas, que terá a participação de Virginia Limberger, produtora dos filmes e da série Tainá, Auritha Tabajara, escritora indígena de livros infantis, e João Jonas Sobral, educador. “A temática do meio ambiente está presente em grande parte dos filmes selecionados, mostrando um alinhamento da Mostra com a temática da COP 30”, aponta Luiza Lins.
As exibições de filmes começam no final de semana tendo como palco o Teatro do CIC. No sábado (11) haverá a pré-estreia de Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul, de Alê Camargo e Jordan Nugem.
No domingo (12) haverá a exibição de curtas-metragens internacionais legendados e dublados e a pré-estreia dos longas Papaya, de Priscilla Kellen, e Aventuras de Makunáima – Histórias Encantadas da Amazônia, de Chico Faganello.
Encontro de avós e netos no Clube Doze
De segunda a sexta-feira (13 a 17), na Sala de Cinema do CIC, serão realizadas cinco sessões diárias, divididas por faixa-etária: +4, +6, +8, +10, +12 e +14 anos.
Dia 15, das 9h30 às 11h30, destaque para o Encontro de Avós e Netos, uma sessão intergeracional que exibirá o filme paranaense Temos pão caseiro, no Centro Multiuso da Pessoa Idosa (CEMUPI), no reinaugurado Clube Doze de Agosto.
O encerramento da 24ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será sábado, dia 18, com a exibição dos longas Thiago e Ísis e os Biomas do Brasil, de João Amorim, às 10h, e Perfekta – Uma Aventura na Escola de Gênios, de João Daniel Tikomiroff, às 14h.
Adriana Partimpim sobe ao palco do teatro Ademir Rosa às 17h para fechar a Mostra. A programação completa está disponível no site www.mostradecinemainfantil.com.br.