
Santa Catarina deu mais um passo para ampliar a conectividade aérea entre as regiões. O governo finalizou o modelo do programa VOA + SC e encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que cria a iniciativa, prevista para entrar em operação em 2026.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O programa foi estruturado por um grupo de trabalho formado por representantes da SPAF (Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias), Fazenda, Planejamento, PGE e Casa Civil. A proposta é incentivar companhias aéreas a operar rotas regionais, fortalecendo turismo, economia e circulação de cargas.
“Nós investimos e preparamos os aeroportos catarinenses pra conectar Santa Catarina não só aos grandes centros do país, mas pra encurtar distâncias entre as regiões e acelerar o desenvolvimento aqui dentro do estado. Fortalecer a aviação regional é fortalecer o nosso turismo, as relações comerciais e a nossa economia que já é uma das mais sólidas e competitivas do Brasil”, disse o governador Jorginho Mello.
Após a aprovação da lei, o governo lançará um edital com os requisitos para que operadoras aéreas se habilitem ao programa. Os critérios foram construídos após reuniões com empresas interessadas.
Para o secretário da SPAF, Beto Martins, o programa consolida investimentos iniciados em 2023. “A aviação regional é uma demanda dos municípios e uma prioridade do governo. O VOA + SC reforça nosso compromisso com a mobilidade dos catarinenses”, disse.

