
O novo Parque Urbano Marina Beira-Mar será o ponto de partida para o transporte marítimo da Grande Florianópolis. É o que garante o secretário de Mobilidade da Capital, Moacir da Silva (Podemos), durante entrevista ao jornalista Emanuel Soares no Ligado na Cidade desta segunda-feira (9).
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Segundo Moacir, o ponto de conexão entre a frota de ônibus de Florianópolis e o modal aquaviário já está previso no projeto da marina – com ponto de embarque e desembarque na Beira-Mar de Florianópolis. O tipo de embarcação a ser utilizada, no entanto, depende de estudos técnicos das baías.
“O estudo da profundidade das baías norteará o tipo de embarcação a ser utilizada. Também estamos vendo o que temos disponível no mercado. Para algumas linhas, pode ser interessante que se transporte veículos também. Todas essas variáveis que vão apontar o tipo de embarcação que vamos utilizar, afirma.
A obra deve inicialmente encarecer a passagem do transporte público da Capital. Segundo o secretário, o custo da operação integrará o valor total do tíquete, ao menos em primeiro momento, até que subsídios públicos derrubem o preço.
“Tem que sempre imaginar que o aquaviário que está sendo pensado será integrado ao transporte coletivo. Logo, ele não terá um sistema trafirário exclusivo. Essa é uma prioridade estabelecida pelo prefeito Topázio e os estudos já estão sendo pautados nessa diretriz estebelecida pela administração municipal. Terá uma tarifa que será o custo. Haverá subsídios para transformar a tarifa em mais atrativa”, finaliza.
O lançamento da nova marina de Florianópolis acontece na tarde desta segunda-feira, na Beira-Mar Norte. A Jovem Pan News e o portal TudoAquiSC fazem a cobertura completa.
Por Bruno Gallas

