
As obras para construção de túneis no Morro dos Cavalos devem começar em cerca de 12 meses. É o que garante o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB) – que anunciou prazo, preço e previsão de entrega durante a manhã desta quarta-feira (28). O local é um gargalo viário histórico no trânsito pela BR-101 da Grande Florianópolis.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A solução elaborada pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) contempla dois túneis e investimento de R$ 2,5 bilhões. O valor, contudo, pode aumentar, uma vez que o projeto inicial é de 2016.
“No geral, é um investimento robusto e precisará de 12 meses até o inicio das obras definitivamente. Porém, vamos lutar e trabalhar duro para que os serviços comecem ainda em 2026. Essa escolha foi a solução técnica correta e ambientalmente sustentável, garantindo o ponto de vista de segurança no trânsito”, disse o ministro.
Renan Filho ainda afirmou que o Morro dos Cavalos receberá “túneis adequados para investimentos na rodovia federal e que comportarão, inclusive, a triplicação da BR-101, em três faixas de cada lado”.
“Vamos tirar do papel a solução correta e, por conta disso, também alteraremos o contrato de concessão do Morro dos Cavalos da Arteris Litoral Sul para a empresa CCR ViaCosteira, do grupo Motiva, responsável pelo trecho Sul catarinense. A motiva têm tarifas menores. Com isso, não haverá aumento até o começo das obras”, pontuou.
A articulação foi feita pela bancada federal catarinense, sobretudo pelos deputados federais Pedro Uczai (PT) e Ana Paula Lima (PT), pelo senador Esperidião Amin (PP), além do presidente do Sebrae catarinense, Décio Lima (PT).
Por Bruno Gallas

