
A Prefeitura de Florianópolis implantou nesta segunda-feira (24) um sistema que visa reduzir acidentes em faixas de pedestres – garantindo a segurança do transeunte na travessia. Trata-se do SafeXOne, um sistema de segurança desenvolvido na Hungria e produzido no Brasil. O primeiro exemplar foi instalado na rua Felipe Schmidt, na altura do número 1120.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O sistema aumenta a visibilidade dos pedestres e eleva o nível de atenção dos motoristas, reduzindo riscos de acidentes. Além disso, a sinalização visual oferece maior previsibilidade e tempo de travessia, beneficiando pessoas com mobilidade reduzida. A faixa se adapta a diferentes vias, não exige intervenção no pavimento e utiliza alimentação solar, permitindo a instalação independente de recursos externos.
Este projeto chega à cidade por meio de uma parceria com o Consulado da Hungria, que possibilitou a implantação em formato de teste gratuito pelo período de 12 meses em Florianópolis. Durante esse tempo, o município poderá avaliar o desempenho da tecnologia em campo, monitorar seus resultados e verificar seus impactos positivos na segurança viária, sem custos para a Administração.
Como funciona?
Primeiro, sensores de alta precisão realizam a detecção imediata do pedestre. Em seguida, ocorre o alerta visual instantâneo aos motoristas, por meio de luzes intermitentes estrategicamente posicionadas na altura dos olhos, aumentando a atenção e reduzindo o risco de colisões. Ao mesmo tempo, a iluminação do trajeto do pedestre destaca seus passos, especialmente em condições de baixa visibilidade.
Todo o funcionamento é acompanhado pela plataforma de relatórios em tempo real, permitindo diagnóstico contínuo e gestão inteligente da faixa. O sistema opera com alimentação por energia solar. Por fim, a comunicação Master–Slave via Wi-Fi assegura que todos os módulos trabalhem de forma sincronizada, mantendo a eficiência e a confiabilidade.

