
Uma microexplosão registrada durante a quinta-feira (8) no município de Gaspar, no Vale do Itajaí, afetou diretamente pelo menos 250 residências, segundo estimativas da Defesa Civil. O fenômeno é causado por tempestades severas que provocam chuvas torrenciais. Entre os casos registrados, destacam-se ocorrências de destelhamentos e alagamentos.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Cerca de 80 milímetros de chuva caíram em um intervalo de 15 minutos. Além disso, houve rajadas de vento na região na casa dos 100 km/h.
Imagens mostram casas destelhadas, imóveis alagados e árvores caídas sobre as ruas. Além disso, o telhado de um posto de combustíveis desabou e atingiu carros que aguardavam para abastecer. O outro traz a escadaria da Igreja São Pedro Apóstolo, no Centro de Gaspar, transformada em uma cachoeira.
A Defesa Civil de Gaspar contou ter recebido 80 chamados no intervalo de apenas uma hora. Entre os imóveis afetados estão o Centro de Desenvolvimento Infantil Cachinhos de Ouro e a Escola Básica Professora Dolores Luzia Krauss dos Santos, ambas no bairro Figueira. Ao menos 12 moradores ficaram desalojados por causa da microexplosão, segundo a prefeitura.

