
A passagem de um ciclone extratropical por Santa Catarina botará o Estado em alerta entre segunda (8) e quarta-feira (10), com previsão de temporais e rajadas de vento de até 80kmh. O alerta foi emitido pela Defesa Civil Catarinense.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O aviso aponta que os efeitos devem ser sentidos nesta segunda-feira nas regiões do Extremo-Oeste ao Contestado, com chuvas intensas, ventos fortes e possível queda de granizo.
Segundo os dados levantados pela Defesa Civil, o fenômeno deve avançar para as regiões do Grande Oeste e Planalto Norte, com risco de alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica.
No Planalto Sul de Santa Catarina e no Vale do Itajaí, o risco é moderado, enquanto no litoral os temporais serão mais isolados, com baixo risco.
Na terça-feira (9), o ciclone manterá o tempo fechado e com chuvas fortes desde a madrugada. A previsão é de que o risco seja alto em todas as regiões – sobretudo no litoral.
As temperaturas devem cair para a casa dos 20ºC e os ventos na costa de Santa Catarina devem atingir os 80kmh. A agitação marítima também aumenta, com ondas de até três metros entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.
Já na quarta-feira, o ciclone se desloca para o alto mar, diminuindo a intensidade da chuva, mas os ventos continuam fortes no Meio-Oeste, Planalto, Vale do Itajaí e Litoral. As rajadas podem atingir até 90 km/h, trazendo risco de danos adicionais, como destelhamentos e quedas de árvores.

