VÍDEOS: Florianópolis intensifica combate às ocupações irregulares no Norte da Ilha

Ação conjunta envolvendo diferentes órgãos da Prefeitura de Florianópolis atuou na Comunidade do Siri, no Norte da Ilha
Por: Redação
em 29/01/2026 às 14:02 - Atualizado há 3 horas.
favela do siri florianópolis
Foto: Defensoria Pública de SC/Divulgação.

Sete edificações irregulares foram demolidas na Comunidade do Siri durante a manhã desta quinta-feira (29). A ação ocorre no âmbito da operação Solo Legal, que novamente intensificou fiscalização no Norte da Ilha com participação conjunta de autarquias e órgãos ligados à Prefeitura de Florianópolis. 

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Segundo o coronel Régis, da Polícia Militar de Santa Catarina, a operação é necessária como medida de prevenção contra crimes mais graves na Capital catarinense. 

“Muitas vezes essa ocupação irregular, essas áreas de invasão, contribuem para o crescimento do crime organizado, de irregularidades maiores. Quando nasce irregular, todas as situações estão irregulares. Seja furto de energia, de água da Casan, tudo feito de forma irregular”, disse. 

Ainda de acordo com o coronel, um menor de idade com mandado de busca e apreensão foi identificado durante a operação. 

Segundo Cristiano Cruz, gerente de fiscalização de Florianópolis, a Prefeitura também age nos locais para cadastrar as famílias que porventura necessitem de moradia social – avaliando possibilidade de realocação e prevenindo invasões. 

“A operação de hoje visa apenas construções que estão em andamento, ainda não consolidadas, sem moradores. O objetivo é evitar o despejo de pessoas, focando em impedir o avanço de novas construções irregulares”, afirma.

“Acreditamos que, além da fiscalização, a orientação e a informação são fundamentais. A prefeitura está engajada em orientar a população sobre as áreas permitidas para construção e as que são proibidas. É essencial que qualquer pessoa com interesse em construir na cidade procure a prefeitura para se informar sobre a viabilidade da construção no local desejado. Além disso, a prefeitura realiza o monitoramento constante dessas regiões para evitar situações como esta”, conclui Cristiano.

Veja vídeos da operação em Florianópolis

Vídeo: Prefeitura de Florianópolis/Divulgação.
Foto: PMF/Divulgação.