
Uma operação da Polícia Civil resultou na apreensão de sete mil produtos falsificados, entre roupas e acessórios, no Centro de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, na quinta-feira (23). O valor estimado das mercadorias chega a R$ 270 mil.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Conforme a Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo, que realizou a investigação, a fiscalização aconteceu em um estabelecimento comercial que funcionava como um outlet.
No local, eram comercializadas peças que imitavam marcas reconhecidas internacionalmente, como Nike, Adidas, Lacoste e Diesel. Entre os itens apreendidos estavam camisetas, calças, casacos, tênis, carteiras, bonés, cintos e relógios.
Segundo a Polícia Civil, a comercialização de produtos falsos vai além do prejuízo às marcas. A prática coloca em risco a saúde e a segurança dos consumidores, gera sonegação fiscal, promove concorrência desleal e alimenta o mercado informal.
Dados do Fórum Nacional Contra a Pirataria apontam que o comércio de produtos falsificados causa prejuízos de cerca de R$ 500 bilhões por ano no país, com impactos diretos na economia catarinense.
Os responsáveis pelo estabelecimento devem responder por crimes contra a propriedade imaterial, contra as relações de consumo e contra a ordem tributária. As penas podem variar de dois a cinco anos de reclusão, além de multas.
A operação contou com o apoio do Procon de Tubarão, da Polícia Municipal de Tubarão e da 3ª Delegacia de Polícia Civil de Tubarão.

