Jorginho Mello anuncia construção de “bunkers” em escolas estaduais para proteção contra tempestades

Primeira sala segura será construída em Dionísio Cerqueira, durante a reconstrução da Escola Jacob Maran, destruída por um tornado no fim de semana
Por: Jéssica Schmidt
em 10/11/2025 às 15:47 - Atualizado há 1 hora.
Jorginho Mello anuncia construção de “bunkers” em escolas estaduais para proteção contra tempestades
Foto: Secom GOVSC/Divulgação

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou que o Estado vai iniciar a construção de bunkers — salas seguras — em escolas estaduais. O objetivo é reforçar a proteção de estudantes, professores e comunidades escolares diante do aumento na frequência de tempestades severas e tornados no Estado.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

O primeiro espaço desse tipo será construído durante a reconstrução da Escola Estadual Jacob Maran, em Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste, unidade que foi destruída por um tornado no último fim de semana.

“Serão salas seguras, provavelmente em áreas úteis do colégio, mas com estrutura reforçada contra tornado e chuva forte. Vamos fazendo nas escolas que já vamos fazer grandes reformas e nas novas construções”, explicou o governador. As unidades estaduais atingidas no Extremo Oeste já vão receber manutenção nos próximos dias.

Durante a manhã e tarde de domingo (9), Jorginho Mello visitou as cidades de Dionísio Cerqueira e Xanxerê para acompanhar os trabalhos de assistência social e reconstrução. Os dois municípios foram fortemente afetados por temporais e tornados durante o final de semana.

Além dos alertas emitidos e monitoramento de risco das intempéries, imediatamente às ocorrências, a Defesa Civil estadual iniciou o trabalho junto à população atingida com a entrega de telhas, lonas, material de limpeza, cestas básicas e demais apoio.