
A Comissão de Educação e Cultura da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) aprovou, nesta segunda-feira (22), o Projeto de Lei 298/2025, de autoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD), que propõe a criação da Semana Estadual de Mobilização e Conscientização sobre as Brincadeiras Perigosas.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O projeto objetiva alertar crianças, adolescentes, famílias, educadores e a sociedade em geral sobre os riscos físicos, psicológicos e sociais envolvidos em brincadeiras perigosas. Além de promover ações educativas nas redes de ensino, com materiais informativos, palestras, rodas de conversa e atividades lúdicas de prevenção, estimulando a criação de protocolos escolares para identificação e enfrentamento dessas práticas.
Nos últimos anos, o Estado de Santa Catarina tem acompanhado o aumento de casos envolvendo crianças e adolescentes em situações de risco decorrentes das chamadas brincadeiras perigosas. Em abril de 2025, o estado registrou mais uma perda causada pelos chamados desafios virais que circulam nas redes sociais. Uma menina de oito anos inalou desodorante em spray ao tentar cumprir um “desafio” amplamente disseminado em plataformas digitais.
Um exemplo emblemático dessas brincadeiras perigosas é o jogo conhecido como “Baleia Azul”, que consiste numa série de 50 desafios que estimulam o isolamento, a mutilação e o suicídio entre os jovens, sendo os participantes geralmente “recrutados” por meio de redes sociais, como o Facebook.
A semana instituída será anualmente celebrada na primeira semana do mês de junho. O projeto segue para votação dos parlamentares em plenário.