
O Governo de Santa Catarina implantou duas câmeras de reconhecimento facial no Floripa Airport, o principal aeroporto do Estado. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (14) para reforçar as ações de segurança pública e localizar pessoas com mandado de prisão em aberto e pessoas desaparecidas.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Uma câmera foi instalada no desembargue nacional, enquanto a outra, no internacional, cobrindo todo o perímetro de pessoas que chegam à capital. Elas são integradas ao sistema da SSP-SC (Secretaria de Estado da Segurança Pública), que contém fotos de pessoas com mandados de prisão vigentes e de indivíduos cadastrados como desaparecidos.
O sistema funciona de forma automatizada. Ao identificar uma face compatível, é gerado imediatamente um alerta, encaminhado ao 4º Batalhão de Polícia Militar, que irá validar de forma humana a informação, visando evitar possíveis falhas do sistema.
Nos casos de existência de mandado de prisão, o indivíduo é detido conforme os procedimentos legais. Já nas ocorrências envolvendo pessoas desaparecidas, o encaminhamento é feito à delegacia competente, dando suporte às famílias e a continuidade das investigações.
De acordo com o governador Jorginho Mello, “todo mundo que chegar aqui com prisão em aberto vai ser guardado. A bandidagem que fique alerta”.

