
A Clínica e Maternidade Santa Helena, uma das mais tradicionais de Florianópolis, fechou as portas e terá as operações transferidas para o Baía Sul Mulher, complexo hospitalar na SC-401, no Norte da Ilha.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O espaço foi fundado em 1993 pelo médico Ubiratan Cunha Barbosa e começou com atendimentos clínicos em consultórios. Em junho de 2002, inaugurou a UTI neonatal e começou a atender recém-nascidos de alto risco.
Em 2021, a Clínica e Maternidade Santa Helena foi adquirida pela rede Hospital Care, a mesma que administra o Baía Sul, o Hospital de Caridade, a Clínica Imagem e, mais recentemente, o Baía Sul Mulher.
A nova estrutura conta com suítes individualizadas, 19 leitos de UTI neonatal, 10 leitos de UTI adulta, equipes especializadas em obstetrícia, neonatologia e medicina materno-fetal. O processo de transição da Clínica e Maternidade Santa Helena para o Baía Sul Mulher foi concluído com o nascimento do primeiro bebê da nova unidade especializada durante o último sábado (17)
“Aurora nasceu às 8h22, simbolizando a continuidade desse legado, agora em uma estrutura moderna, ampliada e preparada para os avanços da medicina contemporânea”, disse o hospital, em nota.
O parto foi realizado pela médica ginecologista e obstetra Raquel Aguiar, profissional com forte vínculo com a história de Florianópolis.
“Sou manezinha de Florianópolis, nascida na Carmela Dutra, sempre quis a ginecologia, e a obstetrícia é uma das minhas grandes paixões. Em 40 anos de formação, devo ter participado de cerca de quatro mil partos”, afirmou.
Esta é a única maternidade privada de Florianópolis, operando também mediante convênios e planos de saúde.

