
A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para o crescimento nos atentimentos a casos de gastroenterite na rede de atenção básica. Dados epidemiológicos apontam que, nas primeiras semanas de janeiro, já foram registrados 657 casos, número que representa um aumento de 100% em comparação às duas últimas semanas de dezembro, quando foram contabilizados 327 atendimentos.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O crescimento dos casos é comum durante o período de verão, especialmente em regiões litorâneas, e está relacionado a uma combinação de fatores ambientais e comportamentais. As altas temperaturas favorecem a multiplicação de vírus, bactérias e outros microrganismos em alimentos e na água. Além disso, o aumento da população flutuante nesta época do ano pode sobrecarregar os sistemas de saneamento e abastecimento de São José.
Episódios de chuva intensa também contribuem para o cenário, uma vez que elevam o escoamento de esgoto e contaminantes para rios e praias, aumentando o risco de exposição, especialmente durante o banho de mar. Isso se soma ao maior consumo de alimentos preparados fora de condições ideais de higiene e conservação, além do aumento do contato interpessoal, fatores que facilitam a transmissão fecal-oral dos agentes causadores da gastroenterite.

