
Um dos métodos anticoncepcionais mais seguros chegou às UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Florianópolis. O Impanon, contraceptivo subdérmico, passa agora a ser distribuído e implantado de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O Implanon é um método contraceptivo de longa duração, protegendo por até três anos com apenas uma inserção. Fixado na parte interna do braço, ele libera continuamente um hormônio para impedir a ovulação e evitar a gravidez.
Segundo a prefeitura, o objetivo é que até junho as 50 UBS, além da Policlínica da Mulher e da Criança, estejam disponibilizando o implante. A adesão na capital será gradual, a medida que médicos e enfermeiros da rede pública forem se capacitando.

Desde novembro os treinamentos estão acontecendo. Para essa etapa inicial, o município dispõe de 2 mil implantes destinados à formação dos profissionais e cerca de 110 mulheres já receberam o método durante as atividades práticas de capacitação.
A implantação acontece principalmente em unidades localizadas em áreas com maior demanda e vulnerabilidade social. 18 centros de saúde já iniciaram a oferta do implante.
Além do Implanon, a rede também oferece outras opções para prevenção da gravidez, como pílulas orais, injetáveis mensais e trimestrais, diu de cobre, preservativos masculinos e femininos, além das cirurgias de laqueadura e vasectomia.
O novo método que chega gratuitamente à Florianópolis possui 99,95% de eficácia, segundo a Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia). O anticoncepcional injetável tem índices melhores que cirurgias como Vasectomia (99,9% de eficácia) e Laqueadura (99,5% de eficácia).
Com cerca de 4cm de comprimento, o Implanon chega a custar R$ 3 mil reais via redes privadas de saúde, tanto pelo custo do método quanto por sua aplicação. Agora, nenhum desses fatores terá custo.
* Por Ana Horst

