
Florianópolis está entre as sete cidades escolhidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para aplicar o medicamento lenacapavir, uma espécie de vacina semestral de prevenção ao HIV. A ação integra um estudo para avaliar a entrada do remédio no SUS (Sistema Único de Saúde).
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A vacina já estão no Brasil, mas o início das aplicações ainda não foi definido, visto que dependem da chegada de agulhas específicas necessárias para a administração.
A pesquisa utilizará o medicamento produzido pelo laboratório norte-americano Gilead Sciences, que já foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A iniciativa é uma forma de ampliar as opções de prevenção ao vírus no Brasil.
Com base nos resultados, Florianópolis poderá passar a oferecer a vacina como parte das estratégias de prevenção ao HIV no SUS. A aplicação semestral seria uma alternativa capaz de melhorar a adesão à prevenção, principalmente entrepessoas que enfrentam dificuldades para manter o uso diário de medicamentos.
Para comentar o assunto, o Ligado na Cidade desta quinta-feira (29) recebeu o, médico de família e coordenador do departamento de gestão clínica da Secretaria de saúde de Florianópolis

