
A primeira bebida vegetal brasileira feita à base de bananas foi desenvolvida na Capital de Santa Catarina. A ideia foi transformar a fruta, que é a principal em consumo no país, em uma nova opção de leite vegetal.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O Brasil, além de ser o maior mercado consumidor do planeta, ocupa a quarta posição na produção de banana, com 6,8 milhões de toneladas produzidas em 457 mil hectares, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
No país, a banana é a fruta in natura mais consumida entre todas as faixas etárias e classes sociais. O cultivo está presente em todos os 26 estados e no Distrito Federal, reforçando sua importância não apenas econômica, como também cultural.
Em Florianópolis, uma catarinense e um paulista resolveram transformar a fruta em empreendimento: desenvolveram uma bebida vegana que promete ser acessível para o bolso e gosto do brasileiro.
A ideia surgiu em uma viagem de um dos fundadores para os Estados Unidos, onde viu bebidas similares, que nunca haviam aparecido nas prateleiras brasileiras. “Então percebi que, no Brasil, a fruta já é melhor que no outro país, e pensei: ‘esse produto cabe aqui, na nossa cultura'”, conta o co-fundador do Banana Milk, Marcos Christol.

Sem origem animal
“Para você, vegano, não-vegano, quer-ser-vegano, nem-aí-pra-vegano, fã-de-bananas, embananado e preocupado-com-sabor”: o slogan reflete o objetivo da marca, que visa abranger desde consumidores preocupados com sua alimentação, quanto com o meio ambiente ou simplesmente com o sabor de suas receitas.
De acordo com o co-fundador, a virada aconteceu quando consumidores de leite de vaca relataram ter gostado de verdade do Banana Milk. “Pensamos estar diante de uma transformação: nosso produto pode alcançar consumidores de outras categorias, não apenas intolerantes à lactose e veganos. Se for saboroso de verdade, as pessoas podem tomar decisões mais conscientes, sem sentir que estão abrindo mão de nada”, ressalta.
Hoje, o mercado brasileiro já oferece diversas versões de bebidas vegetais, produzidas a partir de oleaginosas, aveia, coco, arroz e outros ingredientes. A opção com a banana é novidade no país.
Inovação em Santa Catarina
Apesar de a ideia ter surgido antes, o produto ficou pronto para a distribuição no início deste ano. Agora, já está em quase todos os grandes mercados de Santa Catarina, além de possuir pontos de venda no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A marca visa se estabelecer bem no mercado do sul do país, para apenas depois ampliar o varejo para outras regiões.
De acordo com Marcos, a bebida visa inovar dentro do mercado de bebidas vegetais. Ele explica que as bebidas de aveia podem causar picos glicêmicos, então foi um ponto de atenção durante a elaboração do “leite”.
Outras bebidas vegetais, como as de castanha, possuem em sua composição 10% do ingrediente principal na base. O Banana Milk surge com a proposta de ter 30% de banana, preservando mais as propriedades nutricionais da fruta.
Variedade
“Nosso diferencial é o sabor e a diversidade de opções”, conta o co-fundador. A marca possui quatro sabores principais: Original com Canela, Baunilha, Barista e Cacau. Ela também tem a proposta de incluir pequenos shakes proteicos na linha, atualmente com uma opção no sabor Cacau.
O produto surge como nova opção às pessoas que buscam inovar nas receitas e no consumo diário, ao mesmo tempo em que evitam produtos de origem animal.

* Por Ana Horst
Sob supervisão de Jéssica Schmidt

