
O ciclone extratropical que passa pelo litoral de Santa Catarina gerou imagens impressionantes e grandes prejuízos de brinde durante o fim de semana. Ao menos 19 cidades foram afetadas, segundo a Defesa Civil, com 13 pessoas tendo sido desalojadas e 116 residências afetadas.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Algumas cidades declararam emergência – caso de Ibirama, que contabilizou a maior parte dos estragos causados pelo granizo.
Em Joinville, o acumulado de chuvas ultrapassou os 100 mm e os transtornos continuaram a ser sentidos ainda durante a manhã desta segunda-feira (24). A cidade contabilizou pontos de alagamento principalmente na Zona Sul. Bairros como Itaum, Fátima, Parque Guarani, Paranaguamirim e Petrópolis estão entre os mais afetados
Já o granizo atingiu principalmente os municípios de Apiúna, Barra Bonita, Chapecó, Cunha Porã, Florianópolis, Fraiburgo, Ibirama, Jardinópolis, Lontras, Major Gercino, Petrolândia, Rio das Antas, Rio do Sul, São Bento do Sul, São Pedro de Alcântara, Timbó Grande, União do Oeste e Videira.
Balneário Barra do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, amanheceu com diversos pontos de alagamento, o que levou ao cancelamento das aulas em uma escola pública e mobilizou equipes da Defesa Civil desde a madrugada.



Microexplosão na Grande Florianópolis
Em São João Batista, uma análise preliminar, baseada em imagens do radar meteorológico da Defesa Civil e em vídeos enviados por moradores, apontou a possibilidade de ocorrência de uma microexplosão, um tipo de downburst em escala reduzida.

