OAB/SC confirma que eleição do Quinto Constitucional já tem recorde de votantes

Maior eleição da história da OAB/SC mobiliza milhares de advogados na escolha da Lista Sêxtupla para o TJSC
Por: Jéssica Schmidt
em 06/10/2025 às 14:26 - Atualizado há 2 horas.
OAB/SC confirma que eleição do Quinto Constitucional  já tem recorde de votantes
Foto: OAB/SC/Divulgação

O presidente da OAB Santa Catarina, Juliano Mandelli, confirmou nesta segunda-feira (6), em entrevista ao Ligado na Cidade, da Jovem Pan News Florianópolis, que a votação do Quinto Constitucional já bateu recorde de participação — mesmo antes do fim da eleição, que ocorre ao longo do dia.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Com clima agitado nos bastidores e mobilização intensa nas redes sociais desde o domingo (5), o processo de escolha da Lista Sêxtupla entre os 12 candidatos inscritos e referendados pelo Conselho Estadual da OAB/SC mobiliza a advocacia como nunca antes, justificando o apelido de “Super Quinto”.

Considerada a eleição mais disputada da história da entidade, a votação é virtual e acontece até às 17h, por celular ou computador. Todos os advogados regularmente inscritos na OAB/SC podem participar, escolhendo seus candidatos à vaga de desembargador do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina).

A expectativa é que o número de votantes supere os 13.936 registrados em 2023, impulsionado pelo peso político dos concorrentes e pelas alianças firmadas nos bastidores do poder jurídico e político do Estado.

Depois da escolha dos seis nomes mais votados, a Lista Sêxtupla será encaminhada ao TJ-SC, onde os 96 desembargadores farão uma nova votação — agora secreta, como previsto desde o ano passado — e formarão a Lista Tríplice que será enviada ao governador Jorginho Mello (PL), responsável pela nomeação final.

Nos bastidores, a disputa é acirrada: sete dos 12 nomes são considerados favoritos às seis vagas, mas não se descarta uma surpresa entre os demais. A expectativa é que o resultado final da votação na OAB seja divulgado até as 17h30, como ocorreu em 2023, quando a apuração terminou às 17h14.