Na COP30, Topázio Neto defende atenção aos pequenos agricultores e papel dos municípios no enfrentamento climático

Em Belém, chefe do Executivo de Florianópolis destaca os impactos das mudanças climáticas nas cidades
Por: Jéssica Schmidt
em 10/11/2025 às 11:16 - Atualizado há 36 minutos.
Na COP30, Topázio Neto defende atenção aos pequenos agricultores e papel dos municípios no enfrentamento climático
Foto: Leo Munhoz/Reprodução

A COP30 — Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas — começou oficialmente nesta segunda-feira (10), em Belém (PA), reunindo líderes globais, cientistas e representantes da sociedade civil para debater estratégias de combate às mudanças climáticas.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Entre as autoridades brasileiras presentes está o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, que participa do evento ao lado de governadores, prefeitos de capitais, representantes do Governo Federal e delegações internacionais.

Em exclusiva para o Ligado na Cidade, da Jovem Pan News Florianópolis, Topázio destacou a importância de que as discussões ambientais considerem também a realidade dos municípios e dos pequenos produtores rurais, que muitas vezes são os mais afetados pelas restrições ambientais e pelos impactos do clima.

“A expectativa é que a COP traga debates sobre preservação e atenção às questões climáticas, mas olhando também o lado dos municípios e dos pequenos agricultores — aqueles que, no fim do dia, pagam a conta. Muitos não conseguem usar suas propriedades na integralidade por causa das regras de preservação, enquanto que outros países industrializados ao longo dos anos foram prejudicando o meio ambiente, e agora a conta ficou só para os países em desenvolvimento, como o nosso”, afirmou o prefeito.

Topázio também ressaltou que as cidades enfrentam custos crescentes com obras de infraestrutura para lidar com os efeitos do aumento do volume de chuvas.

“Cada vez mais precisamos investir em drenagem e contenção de cheias. São obras financiadas com recursos próprios dos municípios”, disse.

A participação de Florianópolis e da Fecam (Federação Catarinense de Municípios) na COP30, segundo o prefeito, é entrar na discussão destes assuntos, que são tão importantes para os municípios.