Câmara de Florianópolis aprova presença de cães nas praias do município

Projeto foi aprovado na terça-feira e autoriza circulação de animais de estimação em determinadas áreas e horários em Florianópolis
Por: Redação Jovem Pan News
em 04/12/2025 às 19:06 - Atualizado há 11 horas.
cachorro praia florianópolis
Foto: Petz/Reprodução.

Foi aprovado, na quarta-feira (3), o projeto de lei que autoriza a presença de cães nas praias de Florianópolis. O PL 01956/2024 atualizou o Código de Posturas da Capital e é de autoria da vereadora Pri Fernandes (PSD).

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

A matéria também estabelece que os cães que vivem no município deverão ser identificados eletronicamente através de microchip. O texto incumbe aos tutores a responsabilidade de recolher os dejetos deixados pelos animais em ruas, calçadas ou praças. O descumprimento implica multa ao tutor.

A exceção se aplica apenas a cães-guia que acompanham pessoas com deficiência visual. Na justificativa, a parlamentar afirma que a proibição da presença dos animais não traduzia “a realidade vivida atualmente por Florianópolis”.

“Quando chega o final de ano, sempre surge a dúvida: pode cachorro na praia? Não pode? Hoje nós temos uma lei que proíbe, mas que, na prática, acaba perdendo credibilidade porque é constantemente ignorada. Se a proibição não funciona, precisamos pensar em uma liberação responsável”, afirmou a vereadora.

Caberá à Prefeitura organizar e deixar claro em quais trechos de praia e períodos do dia a circulação poderá ocorrer.

“O tutor terá responsabilidade ao levar o animal à praia. E isso também protege os animais, especialmente nos horários de calor, e as pessoas que não se sentem confortáveis com a presença deles”, pontuou Fernandes.

O projeto de lei segue para análise do prefeito Topázio Neto (PSD), que deverá sancionar ou não a matéria. As regras para a presença de cães nas praias de Florianópolis deverão ser estabelecidas por meio de decreto.