Vereador de SC perde mandato após denunciar irregularidades em concurso público municipal

Apesar da decisão que resultou na perda do mandato, o vereador afirma que ainda há um recurso pendente. Um agravo foi apresentado ao TJSC
Por: Redação
em 18/02/2026 às 15:03 - Atualizado há 2 horas.
vereador sc
Foto: Câmara de Palmitos/Divulgação.

O vereador Caciano Sartori (PSD), de Palmitos, no Oeste de SC, anunciou por meio das redes sociais que perdeu o mandato por decisão da Justiça em razão de um processo iniciado há 12 anos, após denúncias de supostas irregularidades em um concurso público da Câmara de Vereadores Municipal.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Segundo o parlamentar, foi comunicado oficialmente da decisão judicial junto com o decreto da Câmara que confirmou a perda do cargo. 

Ainda de acordo com o vereador, as denúncias foram feitas enquanto civil – antes de entrar na vida pública,, em 2014. Na época, Sartori levou à promotoria do município informações sobre possíveis irregularidades no concurso público da Câmara de Vereadores de Palmitos envolvendo supostas estavam gravações que indicariam venda de gabaritos.

“Mesmo antes de eu ser vereador, tive essa condenação, com multa, inelegibilidade por cinco anos e proibição de contratar com o poder público por três anos”, relatou.

Apesar da decisão que resultou na perda do mandato, o vereador afirma que ainda há um recurso pendente. Um agravo foi apresentado ao TJSC (Tribunal de Justiça de SC).

Além de vereador, Sartori presidiu a Câmara Municipal por três anos, comandou a ACAMOSC (Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina) e foi vice-presidente da UVESC (Federação das Câmaras de Vereadores de SC).